A Missão Austrália e Nova Zelândia, realizada entre os dias 11 a 26 de maio de 2024 no âmbito do projeto institucional de internacionalização (UFV-CAPES-PrInt), foi composta pelos professores Raul Guedes, Murilo Zerbini, Mario Chizzotti, Catariny Cabral, Maria Augusta Lima e Teogenes Senna.
As instituições de interesse primário desta missão foram a Murdoch University (MU) na Austrália e a Lincoln University (LU) na Nova Zelândia. A interação com tais instituições iniciou-se antes da pandemia global de Covid-19. Foram feitas visitas também à Western Australia University (WAU) e University of Queensland (UQ), ambas na Austrália, além da Massey University, na Nova Zelândia, visando prospectar oportunidades adicionais.
Na MU e LU as discussões focaram nas possibilidades e vias de interação, culminando com uma programação de ações visando o estreitamento de laços a longo prazo. Foram feitas visitas aos diferentes laboratorios e unidades de ensino e pesquisa de todas as instituições para avaliação conjunta de possibilidades de colaboração, identificando possíveis áreas de convergência a serem exploradas, e os instrumentos disponíveis para isto.
A partir dessa missão foi possível identificar o status dos acordos entre as intituições e a UFV, e programar a renovação nos moldes vigentes e prevendo iniciativas de dupla-titulação. Foram ainda discutidas oportunidades de financiamento e a possibilidade de ações conjuntas com instituições europeias visando o estabelecimento de Mestrado Internacional Conjunto no âmbito do Programa Erasmus Mundus da União Europeia.